Remo Brasília

Mensagens do Twitter

Benefícios do Remo

O remo é um desporto aquático organizado a partir de meados do século XIX e desde muito cedo integrado no programa oficial dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos. É um desporto de velocidade, praticado em barcos estreitos, nos quais os atletas se sentam sobre bancos móveis, de costas voltadas para a meta, usando os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais depressa possível, em geral em rios, lagoas, enseadas ou pistas construídas especialmente para a prática da modalidade), mas por vezes também no mar. Pode ser praticado em diferentes categorias, desde barcos para uma pessoa, duas, quatro ou oito. Cada remador pode conduzir o barco utilizando um ou dois remos dependendo do tipo de barco. Alguns barcos ainda podem ter incluída a presença de um timoneiro responsável por dar o ritmo da remada aos atletas.

O remo é um desporto muito completo, quer do ponto de vista dos atletas envolvidos (todos os grandes grupos musculares), quer do ponto de vista da demanda fisiológica que supõe. Na verdade, trata-se de um desporto de resistencia-força (aquilo a que os anglo-saxónicos chamam de “power-endurance sport”), ou seja, um desporto que exige níveis muito elevados de força muscular e de resistência à fadiga. Assim, os remadores são, usualmente, muito fortes e bem musculados (ver foto) e possuem uma muito elevada capacidade aeróbica, para poderem oxigenar a grande quantidade de massa muscular utilizada no seu desporto. A combinação destas duas características confere-lhes uma capacidade física singular, senão única.

Um aspecto interessante do remo é que este desporto tende a seleccionar os atletas mais altos e com membros mais longos, porque estes conseguem mais facilmente obter um padrão de exercício de força mais continuado e prolongado na água (remada mais ampla). Assim, é raro encontrarmos, por exemplo nas finais olímpicas, remadores com menos de 1,90 m de altura, havendo mesmo muitos com mais de 2,00 m. Dada esta característica do desporto, criou-se a categoria “peso leve”, para possibilitar a prática competitiva do remo a homens e mulheres mais próximos do padrão normal da população.

A prática do remo traz benefícios para braços, pernas, Peito, Costas, Abdômen e mente. Seu corpo todo consegue um exercício completo pelo movimento eficiente e rítmico do remo.

Esse estilo de remo é diferente de atividades que você possa ter praticado em um barco de remo recreacional. A diferença está no assento móvel. Suas pernas dobram e esticam com cada remada, além do trabalho mais óbvio exercido pelas costas e braços.

PERNAS

Você começa cada remada com suas pernas dobradas e suas canelas na vertical. Você inicia a puxada com os músculos fortes das pernas e termina com as pernas completamente esticadas. Através deste movimento completo, o remo promove a força e a flexibilidade das pernas.

BRAÇOS

Na pegada seus braços estão esticados e no final da remada se encontram dobrados e encostados no abdômen. Assim como as pernas, esse movimento promove a força e a flexibilidade.

CENTRO (Também conhecido como CORE)

Peito, Costas e Abdômen:

No começo da remada a força das pernas está conectada ao handle pelos braços e músculos centrais do corpo. Então as costas estão mais inteiramente envolvidas conforme o corpo balança pelo meio da remada. Ao final o corpo termina estabilizado pelos músculos abdominais.

Para uma descrição detalhada dos músculos envolvidos, veja Músculos Utilizados.

E finalmente, SUA MENTE.

Consumidores nos dizem que a natureza rítmica do remo ajuda-os a clarear os pensamentos e aliviar o estresse do dia-a-dia.

Ou você pode ser o tipo de pessoa que é fascinada pelos dados produzidos pelo monitor de performance.

Pessoas em recuperação

O Remo ergometro é um equipamento que possui um sistema de pressão de ar como resistência, sendo assim, permite ao usuário realizar o grau de força que ele deseja ou necessita.

Durante a remada não ocorre impacto articular, sendo um exercício muito indicado por médicos e fisioterapeutas, pois promove fortalecimento muscular sem prejudicar as articulações. Todo indivíduo lesionado necessita realizar exercícios de fortalecimento para sua recuperação.

Remo e emagrecimento

Se o seu objetivo é emagrecer então a freqüência e a duração do seu treino são muito importantes.

Se possível, arranje uma hora regular para remar e assim evite decidir no dia o horário que você vai remar. Isso vai ajudar a evitar desculpas que poderiam interferir no seu programa. O apoio de amigos e família pode ajudar muito também! Quanto mais tempo você remar em qualquer nível de intensidade, mais calorias queimará. Remar em uma intensidade maior também queimará calorias mais rapidamente, mas não execute de forma tão forte a ponto de fazer seu treino durar apenas 5 minutos. Então a melhor base para emagrecer é concentrar em trabalhos de pelo menos 30 minutos, em uma intensidade “confortavelmente forte”.

O emagrecimento ocorrerá à medida que seu gasto calórico (exercício) aumenta e o seu consumo (comida) diminui ou se mantém.

FREQUENCIA DO TREINO: 3 ou 4 vezes por semana.
DURAÇÃO: 30 a 50 minutos.
TIPO DE TRABALHO E INTENSIDADE:
Trabalho moderado e contínuo, podendo conversar;I
nclua treinos de intervalos para aumentar a variedade.
EXEMPLOS DE TREINOS:
5000 – 7000 metros (remo longo)
10.000 (remo longo)
30 minutos (remo longo)
1 min mais forte, 1 min mais devagar, durante pelo menos 20 min totais
2 – 3 trabalhos moderados de 10 min, com 2 min de descanso no meio

Remando longo

Para controle de peso e saúde em geral, o “remo longo” deve fazer parte do seu plano de treino. Muita gente adora treinos de remo longo, preferindo eles a treinos curtos e intensos. Há outras pessoas que só os fazem porque sabem que devem, mas não curtem tanto. E também há aqueles que simplesmente os odeiam, desprezam e inventam desculpas para não fazer.

Mas treinos de remo longo são importantes por várias razões. Neste artigo sugerimos uma variedade de estratégias para fazer os seus treinos de remo longo divertidos, ou pelo menos melhor do que eram…

Porque remar longo?

Controle de peso: se você rema para controlar o seu peso, quanto mais remar, mais calorias irá queimar. Se você pode incluir 4 ou 5 dias de remadas razoavelmente longas ao seu estilo de vida, sem aumentar o seu consumo de calorias, seu peso deve diminuir. A intensidade da remada não tem que ser alta – um ritmo de conversação é uma boa base de referência para se manter próximo ao ritmo ideal de gasto calórico.

Fitness: se você rema para sua saúde em geral, você deve incluir uma variedade de treinos, e remadas longas definitivamente devem ser incluidas. Elas melhoram a sua resistência cardiovascular, que é uma grande parte de “se sentir em forma”. Em termos de intensidade você deveria forçar um pouco em pelo menos algumas remadas longas, ou incluir períodos de intensidade mais alta durante o treino.

O que é uma remada longa?

Quão longo é longo? Depende de que parte você está acostumado. Se está apenas começando, ou tendo um dia ruim, 20 min podem parecer uma remada muito longa. Uma vez que você esta remando regularmente, uma remada longa para a maioria das pessoas dura provavelmente de 45 minutos à uma hora. Para um remador competitivo, que tem bastante tempo para treinar, uma remada longa pode chegar à uma hora e meia. Mais do que isso já seria um remo “maratona”. Uma maratona inteira tem 42.195 metros, que levará mais de 3 horas.

Redes Sociais

Veja as novidades, fotos e vídeos do Remo Brasília nas principais redes sociais:

Remo em Brasília

Saiba como começar a remar em Brasília no Lago Paranoá e conheça os benefícios deste esporte completo para o seu corpo e para a sua saúde!

Clique para saber mais

Mapa de Localização

Mapa de localização de como chegar no Remo Brasília do Clube AABB e do Minas Brasília Tênis Clube.

Clique para saber mais